A importância do Pré-Natal na vida da gestante
O pré-natal é o acompanhamento que toda mulher, assim que descobre a gravidez, deve começar a fazer com um especialista em obstetrícia, que irá acompanhar as 2 vidas até o final da gestação e também no puerpério, período que compreende as 5 primeiras semanas após o parto.
POR QUE DEVO FAZER O PRÉ NATAL?
Embora a gravidez seja um fenômeno natural na vida de uma mulher, diversas alterações podem acontecer com mãe e feto até que a criança nasça, e ter um pré-natal em dia é importante para permitir que essa gestação seja concluída com sucesso.
Para isto, o seu obstetra irá fazer a complexa correlação entre dados clínicos, pessoais e familiares, ultrassonográficos e laboratoriais. Falando neles, alguns dos exames solicitados periodicamente na gestação são:
- Bacterioscopia do conteúdo vaginal;
- Exames de urina;
- Tipo sanguíneo, sistema ABO e o fator Rh;
- Glicemia de jejum;
- Hemograma completo;
- HIV;
- Sorologia para hepatite B e C;
- Sorologia para toxoplasmose;
- Teste de coombs;
- Ultrassonografia;
- VDRL para sífilis;
- Além de outros quando indicados.
Além dos problemas que podem ser evitados ou tratados em um pré natal bem feito, outros motivos para ter seu acompanhamento regular são:
- Orientação para mães e pais no enfrentamento da maternidade real;
- Receber orientações essenciais sobre hábitos saudáveis, nutricionais e de higiene pré-parto;
- Preparação educativa sobre o parto e os cuidados com a criança no período do puerpério;
- Conhecimento sobre o uso de medicações que podem afetar direta ou indiretamente o bebê na gestação e no parto;
- Tratamento de doenças pré-existentes que possam de alguma forma interferir no bom andamento da gravidez;
- Diagnosticar, prevenir e/ou remediar doenças que podem surgir durante a gravidez.
Além de prevenir e cuidar da saúde da mamãe, o obstetra no pré-natal cuida do bebê desde o ventre, detectando problemas no desenvolvimento do feto como desnutrição e problemas de más-formações fetais.
Algumas más-formações ou problemas detectados no feto durante o pré-natal podem inclusive ser tratados de forma intrauterina e fazer com que o seu bebê não tenha sequela alguma.
As futuras mães que fazem um pré-natal correto também evitam que seu bebê nasça com baixo peso, pois o acompanhamento nutricional é feito desde o começo da gestação.
QUANDO INICIAR O PRÉ NATAL?
Assim que a gravidez for confirmada, você deve marcar a primeira consulta, onde o médico vai solicitar diversos exames de sangue e ultrassons para acompanhar toda sua saúde e o desenvolvimento do feto.
Se você for uma tentante, o ideal é que já comece o seu acompanhamento desde antes de engravidar. Dessa forma, as chances de ter uma gravidez tranquila, será ainda maior, pois o médico já estará ciente de todo seu histórico familiar.
O uso de vitaminas e ácido fólico poderá ser prescrito antes mesmo da gravidez acontecer, preparando o corpo da mulher para gerar uma vida saudável, prevenindo malformações congênitas.
Mas se você foi pega de surpresa quando descobriu a gravidez, não se desespere por que ainda há tempo de fazer tudo certinho e seu bebê chegar aos seus braços da melhor forma e com muita saúde!
É só começar marcar a primeira consulta com o obstetra hoje mesmo!
Que tal iniciarmos juntos essa linda jornada?